terça-feira, 14 de julho de 2009

crianças e adultos leem,voce já leu?

turma da monica




Criação: Em 1959, o repórter policial Maurício de Sousa, da Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo)
criou uma série de tiras em quadrinhos com um cãozinho e seu dono e ofereceu o material para os redatores da Folha. Maurício, natural da pequena cidade de Santa Isabel, já trabalhava há cinco anos no jornal e sempre sonhara em se tornar desenhista, mas só com aqueles dois personagens - chamados de Bidu e Franjinha - conseguiu sua grande chance. Nos anos seguintes, o agora cartunista criou vários personagens (a maioria baseada em integrantes de sua família) entre os quais Cebolinha (1960) e Cascão (1961). Mas só em 1963 surgiria o personagem que mudaria sua vida: Mônica, que já na primeira tira socava um então cumprido e cabeludo Cebolinha.
As tiras de jornal - Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho - e páginas tipo tablóide para publicação semanal - Horácio, Raposão, Astronauta - invadiram dezenas de publicações durante 10 anos. Para a distribuição desse material, Maurício criou um serviço que atingiu mais de 200 jornais ao fim de uma década.
Em 1970, a revista Mônica foi lançada nas bancas, já com tiragem de 200 mil exemplares. Foi seguida, dois anos depois, pela revista Cebolinha e, nos anos seguintes, pelas publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras. A exemplo de Walt Disney, Maurício desenvolveu um sistema de trabalho em equipe que possibilitou, também, sua entrada no licenciamento de produtos - atualmente, o artista desenha apenas o personagem Horácio.
Todas as mídias foram invadidas por Mônica e sua turma - na verdade, a “turma” se divide em sete núcleos (Turma da Mônica; Turma do Chico; Turma do Horácio; Turma da Mata; Turma da Tina; Turma do Astronauta; e
Turma do Papa-Capim).
Os personagens de Maurício estão em gibis, livros, desenhos animados, CD-ROMs, games, Internet (www.monica.com.br), histórias por telefone, discos, parques temáticos, nos mais variados produtos (de meias a fraldas e macarrão instantâneo) e, mais recentemente, na TV - o quadrinista assinou acordo com a Rede Globo, maior emissora do país, para a veiculação de desenhos.

href="http://hq.cosmo.com.br/textos/quadrindex/qmonica.shtm">


Nenhum comentário:

Postar um comentário